As propostas do Plano Plurianual (2014/2017) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias para ano que vem foram apresentadas, ontem à noite, na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, durante audiência pública. Um número considerável de lideranças e representantes de entidades debateu as propostas com obras e ações para serem desenvolvidas no município.
As sugestões e alterações propostas pela população e vereadores serão discutidas, transformadas em emendas e adicionadas aos dois projetos. Devem ser apresentadas no máximo até sexta-feira (13), para serem analisadas, pois os projetos entram na pauta de votação da próxima sessão da câmara, dia 16, às 8 horas,
A base das ações e metas estabelecidas no PPA foi desenvolvida já no plano de governo proposto na campanha eleitoral do prefeito Otaviano Pivetta e, segundo o presidente do legislativo, vereador Airton Callai, foi aceita e aprovada pela população. "Muitas das ações e metas do PPA foi apresentado no plano de governo do prefeito e agora nós definimos no PPA a maneira e quando nós vamos atingir essas metas, em que ano começa, qual o valor destinado para gastos, para termos uma previsão e até mesmo prestar contas para a população", destacou Callai, através da assessoria.
O relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da câmara, vereador Gilson Baitaca, destacou a importância da participação popular nas discussões do PPA e da LDO, pois a adoção desses mecanismos força os gestores a seguirem rigorosamente o conteúdo apresentado e aprovado, sem margem a investimentos que não estejam contemplados. "O PPA e a LDO estão mais engessados e você tem que prever quase todas as ações para você poder destinar dinheiro ou recursos e até mesmo firmar convênios com o Estado e com a União e a participação da popular é muito importante, pois dão mais transparência e credibilidade nas ações desenvolvidas pelo Poder Público", salientou.