Com o objetivo de contribuir para a melhor organização dos partidos políticos existentes em Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral está preparando um encontro entre os dirigentes partidários e representantes das áreas técnicas da Justiça Eleitoral para discutir temas como filiação partidária, contas partidárias, propaganda partidária, sistema filiaweb, registro e controle de diretório, recursos eleitorais e segurança do voto eletrônico. Trata-se do EnPrática, que vai acontecer nos dias 26 e 27 deste mês, na Casa da Democracia (anexo ao prédio do TRE)
O secretário Judiciário, Breno Gasparoto, explica que o tribunal busca uma aproximação com as agremiações partidárias para orientar, esclarecer e discutir os procedimentos partidários administrativos praticados perante a Justiça Eleitoral. "Os partidos políticos realizam perante a Justiça Eleitoral diversos procedimentos administrativos obrigatórios, os quais possuem um trâmite legal. A intenção é orientá-los quanto à maneira correta e eficaz de proceder em cada uma dessas situações, de forma a garantir maior eficiência na prestação de serviços à sociedade".
O presidente do Tribunal, desembargador Juvenal Pereira da Silva, ressalta que a participação de todas as agremiações partidárias é fundamental para o sucesso do encontro. "O convite foi enviado, via ofício, a todos os partidos existentes no Estado. Espero que aproveitem esta oportunidade de capacitação".
Os partidos políticos são essenciais para a consolidação da democracia em um país. Eles devem ser formados por pessoas com ideologias/pensamentos semelhantes. Seus líderes devem atuar como agentes de interação entre a sociedade organizada e o Estado, buscando viabilizar a implantação de políticas públicas de interesse dos grupos sociais que representam.
O evento está sendo organizado pela Secretaria Judiciária do TRE, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral.