O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), anunciou mudanças no staff, com remanejamento de secretários. A largada para as alterações ocorreu após o responsável pela Receita do município, ex-vereador Mohamed Zaher, pedir exoneração do cargo, na quarta-feira (22). A minirreforma administrativa também atinge ações de pastas, com objetivo de assegurar o equilíbrio fiscal e financeiro até dezembro deste ano. As principais medidas se atém, nesse aspecto, às áreas da saúde e educação. "O secretário Mohamed passa por tratamento de saúde e aproveitaremos o momento para fazer novo diagnóstico sobre a gestão. Temos correções a serem feitas, e o momento requer foco sobre a saúde e a educação", disse Percival.
Entra na equipe de Percival o ex-secretário de Planejamento da gestão Adilton Sachetti, Juarez Orsolin. Ele poderá assumir o Planejamento do município, em substituição a Valdecir Feltrin, que poderá responder pela Receita. Percival avalia ainda a possibilidade de o secretário que responde pelo Gabinete de Apoio à Segurança Pública, Anderson Rocha, acumular a secretária de Trânsito. O acúmulo de funções por secretários é uma das táticas do prefeito para reduzir gastos e otimizar tarefas.
Percival reclamou dos atropelos na saúde agravados pelo atraso do governo no repasse de recursos. "Por causa dos atrasos, tivemos que remanejar recursos da educação para a saúde, que no mês passado chegou a receber 32% sobre a receita corrente líquida, enquanto a legislação determina 15%. Temos que promover ações para restituir a área da educação que tem repasses constitucionais de 25%, e isso até o final do ano para assegurar o equilíbrio".