O prefeito Adriano Pivetta pediu ao ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília, liberação de recursos para concluir as obras da BR-163 no perímetro urbano de Nova Mutum, iniciadas em 2009, e que estão paradas há mais de dois anos. Foram gastos quase R$ 30 milhões e ainda não ficaram prontas. “O ministro se comprometeu em analisar nossos pedidos, até mesmo porque essa obra não pode ficar da maneira que se encontra, precisamos concluí-la o quanto antes”, cobrou.
Foi feito recapeamento e duplicação em alguns kilômetros no perímetro urbano. Também falta sinalização e iluminação.
Durante a audiência, o ministro apresentou alguns detalhes do projeto de privatização da BR-163, desde a divisa com Mato Grosso do Sul até as proximidades de Sinop (mais de 1 mil km). A previsão é que os editais sejam publicados nos próximos dias. Com a privatização da rodovia, o consórcio vencedor será responsável pela permanente manutenção e conservação, implantação de serviço de socorro-atendimento (ambulâncias) e construção de praças para cobranças de pedágios.
O trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde e até o Posto Gil (sentido Cuiabá) está entre os que mais têm acidentes com carretas e caminhões, neste ano.