O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (PMDB), sancionou a Lei que cria a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município. O novo órgão ficará subordinado diretamente ao prefeito e tem o objetivo principal de coordenar, em nível municipal, todas as ações de proteção e defesa civil (prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação), nos períodos de anormalidade.
A criação deste órgão segue orientação da Defesa Civil do Estado. No início do ano, o prefeito decretou situação de emergência no município, devido às péssimas condições das estradas vicinais, ocasionadas pelo excesso de chuva. A situação de emergência foi reconhecida pela Defesa Civil e pelo Ministério da Integração Nacional, publicada no Diário Oficial da União, do dia 25 de abril.
O município trabalhou com uma Comissão da Defesa Civil, na oportunidade, que ficou responsável, junto com o Departamento de Engenharia para elaborar o Relatório de Diagnóstico. No momento o município aguarda a liberação dos recursos por meio do governo federal.