PUBLICIDADE

Novo traçado da MT-322 deve viabilizar logística no Nortão

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa realizará audiência pública, na sexta-feira (16), às 19h, no auditório da Câmara de Alta Floresta. O objetivo é discutir um novo traçado para a MT-322 (antiga BR-080), ligando as MTs 419 e 208 a BR-163, passando pelos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Carlinda e Alta Floresta.

A audiência foi requerida pelo deputado Pedro Satélite (PSD) tendo como co-autor o deputado Romoaldo Júnior (PMDB). Segundo Satélite, a mudança no traçado da rodovia estadual vai encurtar a distância entre Alta Floresta e o porto de Santarém, no Pará, em torno de 150 quilômetros. "Ida e volta são cerca de 300 km a menos. Isso vai representar uma grande economia no frete pago pelo produtor e, por consequência, o preço das commodities agrícolas do Estado será mais competitivo no mercado internacional", explica.

Pelo projeto da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), o traçado da MT-322 sai do município de Matupá e liga a MT-208, deixando de fora o município de Novo Mundo. Este será um dos assuntos debatidos durante a audiência pública que vai discutir ainda a viabilidade econômica da região com a inclusão da MT-419 no novo traçado. "Além de encurtar distâncias, a mudança que estamos propondo irá diminuir os impactos ambientais, diminuir os gastos públicos com abertura de uma nova estrada e incluir o município de Novo Mundo na rota do progresso".

O deputado também ressalta que a região norte de Mato Grosso desponta como a nova fronteira agrícola do estado. O que antes era pastagem está dando lugar a agricultura, com destaque para a soja, milho e algodão. "A pavimentação da Cuiabá/Santarém tem influência direta neste desenvolvimento. As terras da região estão se valorizando e a agricultura se expandindo. Agora precisamos garantir o escoamento da produção e a MT-322 é uma via de grande importância neste sentido".

Para a audiência pública foram convidadas autoridades, representantes de igrejas, clubes de serviço e a população dos municípios do Vale do Teles Pires: Alta Floresta, Carlinda, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Cotriguaçu, Colniza, Juruena e Aripuanã. Todos serão beneficiados diretamente com a viabilização da nova logística.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE