As obras da copa em Cuiabá e Várzea Grande devem passar nos próximos dias por uma nova fiscalização da Comissão Especial de Acompanhamento da Assembleia Legislativa. A proposta foi feita em plenário, pelo deputado José Riva (PSD), para que possam ser identificadas as causas de distorções que vem atrasando o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. O deputado alertou o presidente da Comissão e Líder do governo, deputado J. Barreto (PR), sobre a necessidade de uma nova visita aos canteiros de obras e de uma reunião com o governador Silval Barbosa para analisar a questão.
"Há muitas preocupações não em relação ao conjunto das obras, mas em questões pontuais que estão dificultando o andamento normal das obras de mobilidade urbana, da arena, dos centros de treinamento, do VLT e do aeroporto. São obras importantíssimas, um legado de melhorias para a população que precisa ser assegurado", afirmou Riva.
O parlamentar disse que tem conversado com empresários que estão construindo as obras e ouviu muitas preocupações em relação ao cumprimento dos prazos e a falta de pagamentos. "Nós sabemos que o governo do Estado está procurando fazer sua parte, mas em função da greve do DNIT e de outros fatores, houve um prejuízo no andamento dos trabalhos. Nenhum empresário consegue trabalhar sem a regularidade dos recursos para pagamento dos trabalhadores e outros compromissos. Então pedi ao deputado Barreto, que tem exercido com competência esta coordenação, que convoque a nova visita e a reunião com o governador o mais rápido possível", justificou Riva.
A Comissão de Acompanhamento das obras da Copa foi criada em 2011 a partir de um projeto de resolução apresentado pelo deputado Hermínio J.Barreto (PR) em co-autoria com os deputados José Riva (PSD) e Sebastião Rezende (PR) e tem caráter permanente até a conclusão dos trabalhos que preparam a Capitalk e Várzea Grande para a Copa de 2014.
Segundo o deputado Barreto, que preside a comissão, as metas vem sendo cumpridas através das visitas periódicas, do acompanhamento das licitações e do andamento das obras, além de elaborar relatórios e encaminhar sugestões, estudos e propostas de aperfeiçoamento dos trabalhos. A composição atual tem, além do presidente J. Barreto (PR), o deputado Baiano Filho (PMDB) como vice-presidente, Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD) como membros titulares.