PUBLICIDADE

Sorriso: Rossato entrega planejamento estratégico e privilegia a Educação

PUBLICIDADE

Sorriso é um das cinco cidades mato-grossenses que já entregaram o Plano de Desenvolvimento Estratégico ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), como resultado do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Dentre as metas e objetivos estratégicos, a melhoria na qualidade de vida da população nos âmbitos da educação, saúde, habitação, emprego e renda são prioridades da gestão do município para os próximos quatro anos.

Além da melhoria dos serviços prestados à sociedade, a garantia da eficácia na gestão pública também foi observada, dentre os quais o incentivo ao controle social, o crescimento da arrecadação municipal e a garantia do equilíbrio orçamentário e financeiro. Em relação às metas para a educação, os gestores buscam reduzir de 10,2% para 5% as reprovações no ensino fundamental, por exemplo, além de atender 80% das crianças de 0 a 3 anos de idade e 100% das crianças de 4 a 5 anos de idade até 2020.

Dentre as iniciativas apontadas para cumprir as metas estão o envolvimento da família na vida escolar das crianças, a implementação do reforço escolar, e a valorização dos profissionais da educação. Os indicadores da educação utilizados como referência para a adoção das metas foram os desempenhos dos estudantes do ensino fundamental na Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Conforme o prefeito Dilceu Rossato (PR), a elaboração do planejamento estratégico é um constante exercício mental que busca conciliar as necessidades da população às possibilidades da gestão. "Buscar uma alternativa que garanta o desenvolvimento e o desempenho das organizações é fator imprescindível para o sucesso do progresso humano. É uma forma segura e efetiva de se conseguir tal tipo de coisa, cuja prática já existe há algum tempo, reside no desenvolvimento do processo de planejamento estratégico. A finalidade é possibilitar o estabelecimento de uma direção a ser seguida pela organização, buscando uma situação futura desejável e favorável, em total interação e aderência às necessidades do ambiente onde opera".

Segundo a secretária de Finanças da Prefeitura de Sorriso, Elizandra Andreola Brizante, a escolha da Educação como prioridade do Planejamento Estratégico reflete a necessidade das escolas e creches do município que anualmente recebem um número crescente de alunos e necessita adequar a infraestrutura para atender a demanda. "A prefeitura entendeu que a educação é a base para a melhoria das outras áreas, e buscamos focar na educação básica desde as séries iniciais, utilizando como indicadores as notas da Prova Brasil e o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o estabelecimento das metas"", explicou. O Plano já entrou em fase de execução e será utilizado como referência para a elaboração do Plano Pluri Anual do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE