A pavimentação asfáltica e drenagem na avenida das Itaúbas estão em ritmo acelerado. O trecho que será duplicado compreende a avenida dos Flamboyants até a Perimetral Sul. Além de desafogar o trânsito intenso entre duas regiões de grande densidade populacional, vai melhorar o tráfego de veículos, inclusive pesados. Como a prefeitura está fazendo a administração direta da obra, a economia pode chegar a 50%.
Os serviços estão na fase de execução da drenagem e dos aterros. A terraplanagem é com mais de 22 mil m³ de terra. E, para a drenagem, 2782 tubos foram colocados, 700 aduelas de concreto com dois metros de comprimento por dois metros de altura foram instaladas. Após a terraplanagem, é aplicada a base, sub-base e o pavimento.
A avenida está em um local privilegiado devido às áreas de preservação permanente que estão na região. A obra também vai proporcionar a valorização econômica e imobiliária dos bairros atingidos. Com relação à questão ambiental, a obra vai cessar a erosão e proteger a nascente Ribeirão Nilza. Onde passa o córrego foi totalmente tubulado, solucionando assim o problema de transbordar água na pista.