PUBLICIDADE

Silval Barbosa coordena movimento contra aprovação do FPE

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) coordena, na próxima semana, outro movimento junto aos representantes de 16 estados visando impedir aprovação na Câmara Federal de texto que projeta perdas para Mato Grosso sobre o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O novo texto aprovado pelo Senado, em tramitação no Câmara dos Deputados, continua gerando receio sobre possíveis prejuízos aos cofres públicos que podem chegar a aproximadamente R$ 200 milhões. Ontem, o governador disse que "não irá permitir que o Estado seja relegado a uma política que não condiz com a contribuição de Mato Grosso junto à balança comercial". Confirmou ainda previsão de viagem à Brasília, para audiência com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com foco sobre o tema.

A matéria validada pelo Senado provoca novos contratempos. Deputados como Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (PSB) estão descontentes. Enquanto isso, o coordenador da bancada, deputado Eliene Lima (PSD), tenta apaziguar os ânimos exaltados.

Bezerra e Valtenir apontam um cenário temeroso, considerando que a proposta ainda provoca perdas para Mato Grosso. Somente na próxima semana a bancada, com a presença dos oito representantes na Câmara, avaliará o novo texto na íntegra para tentar consenso.

Valtenir defende união de bancadas entre os 16 estados, como Mato Grosso, que têm índices "piorados", para aprovação de emendas. Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) colabora por meio de apresentação de formato para avançar em relação à arrecadação. Em 2012, o Estado recebeu cerca de R$ 1,145 bilhão referente ao FPE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE