O presidente em exercício da Assembleia Legislativa e líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB), pretende encerrar, até o recesso parlamentar de julho, os trabalhos de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A que trata do MT Saúde e a das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
A proposta que prevê a apresentação e a votação dos relatórios finais já está em andamento. "Já conversei com os deputados integrantes destas comissões para cobrar celeridade. Precisamos dar uma resposta à sociedade e mostrar que os trabalhos de investigação produzem resultados".
A notícia agradou o relator da CPI das PCHs, Dilmar Dal Bosco (DEM). A comissão, instalada em maio de 2011 está com o relatório final parado na Mesa Diretora há pelo menos seis meses. "Tivemos uma série de dificuldades do ponto de vista técnico, mas conseguimos encerrar os trabalhos de forma bastante satisfatória. Quero ver o relatório votado".
O relator da CPI do MT Saúde, Emanuel Pinheiro (PR), já se comprometeu a apresentar o texto final para votação na próxima semana. "O relatório será apresentado na terça-feira (18) e trará inovações importantes que podem contribuir para a reestruturação do plano".
Caso o desejo de Romualdo se concretize, a Assembleia poderá criar outras duas comissões, que esbarram na falta de assinaturas para serem instaladas a dos Medicamentos e a do Fethab. O único trabalho do tipo que seguiria investiga a telefonia celular em Mato Grosso e foi iniciado nesta quinta-feira (13).