PUBLICIDADE

Ministro interino debate projeto para indústria de pescado no Nortão

PUBLICIDADE

O ministro interino da Pesca, Átila Maia da Rocha, acaba de se reunir, em Brasília, com o líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB) os deputado Valtenir Pereira e o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR) para tratar da instalação de indústria de peixes em Mato Grosso, no município de Sorriso, onde já tem uma unidade.

O projeto do novo empreendimento prevê iniciar a produção de 10 toneladas por dia, chegando a 30 toneladas em três turnos. Ainda não foi informado o valor de financiamento federal pleiteado para viabilizar a construção e compra de equipamentos. Embora há algumas indústrias de pescado funcionando, funcionará como projeto piloto, vai abranger 15 cidades do Nortão, incluindo Sinop e Lucas, e já está tem uma cooperativa de produtores que fornecerá pescado.

“O grupo empresarial é de Sorriso e o projeto gira em torno de R$ 15 milhões. Estamos na fase inicial e temos muitas etapas para vencer. Esse projeto precisa ser cadastrado no ministério.”, disse o prefeito sorrisense, ao Só Notícias. “Agora, começa a ser feito procedimento burocrático para apresentar formalmente o projeto e análise”,

Rossato expôs ainda que é preciso aumentar a oferta de peixe para o mercado nacional e a região Norte tem potencial enorme de peixes.  A indústria instalada em Sorriso estáproduzindo cerca de 15 toneladas/dia.

Leitão sugeriu a criação de um grupo de trabalho dividindo Mato Grosso em quatro regiões para fomentar a atividade: Cáceres, Araguaia, Alta Floresta e Sorriso, implantando industrias por todo Estado.

Segundo o ministro, há recursos mas faltam projetos. O orçamento do ministério gira em torno de R$ 600 milhões. O deputado federal paranaense Nelson Padovani também participou da audiência.

(Atualizada às 09:17h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE