Mato Grosso conquistou um importante aliado para realizar novos investimentos nos próximos 30 anos em setores como de logística de transporte, agronegócio e extração e produção mineral. São centenas de empresários chineses que nos últimos dez dias, em uma Missão Oficial, debateram as reais possibilidades e sinalizaram com investimentos que remontam a R$ 10 bilhões, que seriam capitalizados através do China Development Bank (CDB), o maior banco de investimentos do mundo, similar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Brasil.
“Eles têm demonstrado muito interesse em investir e além de buscar rentabilidade para seus recursos querem e muito ter acesso à produção mineral e de grãos, já que são nossos maiores compradores”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB), assinalando que essa visita foi construída um ano e meio atrás quando ele mesmo esteve visitando o país e tratando da abertura de entendimentos que começam a se concretizar em definitivo.
Os chineses apresentaram um relatório que demanda principalmente na captação de recursos do CDB para investir em obras rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias; no agronegócio com tecnologia para melhorar a produtividade e principalmente no financiamento para estocagem e armazenagem de grãos e na extração de minerais.
Os empresários foram acompanhados pelos secretários Institucional de Representação do governo de Mato Grosso em Brasília, Eder Moraes, e Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, que desenharam a real situação de Mato Grosso e como os investimentos em infraestrutura podem potencializar ainda mais o Estado, a produção agrícola e mineral.
“Uma das sugestões seria que o Estado, através da MTPAR, desse a concessão ao longo da ferrovia e das rodovias para exploração e com estes recursos participasse com um percentual a ser investido, funcionando como uma sociedade e seu desenvolvimento”, disse Eder Moraes.