PUBLICIDADE

Prefeito de Sorriso é favorável a emancipação de Boa Esperança

PUBLICIDADE

O prefeito Dilceu Rossato (PR), disse, esta manhã, que é favorável a emancipação de Boa Esperança do Norte, localizado a 130 km de Sorriso e tem 3 mil habitantes. O distrito está entre os 20 “futuros” municípios em Mato Grosso. O primeiro passo foi dado, esta semana, com aprovação de projeto na Câmara dos Deputados. Para Rossato se confirmada a emancipação, não haverá impacto na economia sorrisense. Representando 13% da arrecadação total do município, a perda seria o equivalente ao gasto atual da prefeitura para a manutenção do distrito.

Embora não tenha mencionado números, ele explicou, ao Só Notícias, que deixar de receber o que o distrito arrecada atualmente compensaria diante das despesas. “Acho que será muito benéfico, pois o impacto financeiro será o mesmo que consome hoje devido a locomoção”, analisa.

A principal atividade econômica de Boa Esperança é a produção de soja, que contribui consideravelmente para que Sorriso seja o maior produtor nacional. A localidade conta com a estrutura de uma subprefeitura, maquinários, posto da Polícia Militar e escola.

“Acredito até que a arrecadação deles será maior”, declarou Dilceu Rossato, acrescentando que não há como especificar, em valores, os gastos públicos mensais no distrito já que não são contabilizados separadamente. O valor exato será levantado pelo Governo do Estado, caso Projeto de Lei Complementar 416/08 seja aprovado pelo Senado e sancionado pela presidente, Dilma Rousseff (PT).

Além de Boa Esperança, Sorriso também tem o distrito de Primavera, que fica às margens da BR-163.

Conforme Só Notícias já informou, a Câmara Federal aprovou projeto que devolve aos Estados a autonomia de legislar sobre as emancipações. Caso seja sancionado, Mato Grosso passará de 141 para 161 municípios.

(Atualizada às 11:33h)

Leia ainda
Câmara Federal aprova projeto e MT pode ter mais 20 municípios

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE