PUBLICIDADE

Projeto que pode criar 20 cidades em MT deve ser votado esta semana

PUBLICIDADE

Os deputados federais devem votar, esta semana, o Projeto de Lei Complementar que estabelece novas regras para a criação, fusão e o desmembramento de municípios no país. O texto é um dos primeiros da pauta e com aval, 20 novas cidades podem ser criadas em Mato Grosso, principalmente no Nortão. Estes processos já tramitam no Congresso Nacional.

Pelas novas regras, estão a realização de Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas, além de avaliação das condições econômicas de subsistência. Para a efetiva criação de um município, também deve haver a apresentação de um requerimento assinado por 10% dos eleitores residentes na localidade, encaminhando a pretensão de emancipação para a Assembleia Legislativa.

O texto do projeto aponta que população mínima que os novos municípios precisam ter é de 5 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil na região Nordeste e 10 mil nas regiões Sul e Sudeste. A arrecadação deverá ser superior 10% da média dos menores municípios do Estado.

Para aprovação do projeto é preciso contabilizar votos de metade dos deputados federais, ou seja, 257 votos. A análise estava inicialmente prevista para o último dia 14 de maio, mas a votação da matéria foi suspensa devido à votação da MP dos Portos (595/12).

No Estado, podem ser criados os municípios (hoje distritos) de União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Nova Fronteira, de Tabaporã; Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.

Atualmente, Mato Grosso tem 141 municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE