Mato Grosso deverá ser contemplado com 827 quilômetros de rodovias federais licitadas para serem administradas pela iniciativa privada com a cobrança de pedágio. O trecho é o da BR-163, sendo que em algumas partes ela se encontra com as BRs 364 e 070 e faz parte de um audacioso programa do governo federal que será anunciado pelo ministro dos Transportes, César Borges, para se repassar à iniciativa privada a administração e gestão de 7,5 mil quilômetros de rodovia federais.
Essa foi uma das muitas informações repassadas pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao secretário de Transportes, Cinésio Oliveira, sinalizando que até o final de 2014, estão previstos investimentos da ordem de R$ 2 bilhões no setor do transporte em Mato Grosso, principalmente nas BRs-163/ 158 e 242, além de tentar acelerar a federalização dos 28 quilômetros da Rodovia dos Imigrantes.
“São obras essenciais para a logística de transporte de Mato Grosso e para potencializar o agronegócio que é quem sustenta o superávit da Balança Comercial”, disse o governador Silval Barbosa, cobrando empenho ao explicar que o programa, MT Integrado que está investindo R$ 1,5 bilhão de recursos e vai integrar os 141 municípios com Cuiabá depende do Sistema Rodoviário Nacional e das BRs.
Luiz Antônio Garcia lembrou que dos 827 quilômetros da divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, mais precisamente do município de Coxim até Sinop serão repassados a iniciativa privada, 377 quilômetros estarão duplicados inclusive com as serras em concreto armado e os 450 quilômetros restantes terão que ser duplicados pela empresa que assumir a concessão da rodovia em até quatro anos. “As perspectivas são boas para o futuro da logística rodoviária de Mato Grosso já que a presidente Dilma Rousseff continua priorizando as obras estruturantes”, explicou o superintendente do DNIT em Mato Grosso.