quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Ex-prefeito em Mato Grosso fica inelegível por oito anos

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tornou inelegível pelo período de oito anos o ex-prefeito de Campo Verde, Dimorvan Alencar Brescancim. O julgamento foi realizado hoje pela manhã e acompanhou o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que pleiteava a condenação do ex-gestor.

De acordo com a assessoria do órgão, a coligação "Compromisso com Campo Verde" interpôs Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Juízo da 12ª Zona Eleitoral, em desfavor de Dimorvan, alegando que o mesmo utilizou-se, durante as eleições de 2012, da máquina pública para beneficiar Luiz Gabriel Leite da Silva e Elton Antônio Schabbach, candidatos, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito pela coligação "Campo Verde Muita Mais".

A impetrante da AIJE requereu ao Juízo Eleitoral, que Dimorvan, Luiz e Elton fossem declarados inelegíveis e condenados, juntamente com a coligação "Campo Verde Muito Mais", ao pagamento de multa.

O juízo da 12ª Zona Eleitoral acolheu parcialmente os pedidos formulados pela impetrante e condenou Dimorvan, Elton, Luiz e a Coligação "Campo Verde Muito Mais" ao pagamento de multa no valor de quase R$ 11 mil cada, pela adoção de conduta vedada (realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública). Porém, não os declarou inelegíveis.

Em grau de recurso, o Tribunal reformou parcialmente a decisão exarada pelo Juízo da 12ª Zona Eleitoral, decidindo pela manutenção da condenação ao pagamento de multa e declarando a inelegibilidade de Dimorvan, Elton e Luiz pelos próximos oito anos.

Por fim, acolhendo pedido da Procuradoria, a Corte determinou a remessa de cópia integral dos autos a Promotoria de Justiça de Campo Verde para as providências quanto ao, em tese, ato de improbidade administrativa.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT propõe leis para agravar penas de membros de facções criminosas

Projetos de lei do deputado José Medeiros (PL-MT) estabelecem...

Ministro do STF acata pedido e suspende lei que punia invasores de terra em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TCE aprova contas das prefeituras de Juína e Ipiranga do Norte

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso...
PUBLICIDADE