A Assembleia Legislativa começa apurar as constantes falhas na prestação de serviços pelas operadoras de telefonia Móvel em Mato Grosso. Serão investigas as operadoras OI, Tim, vivo, e Claro. A “CPI da telefonia móvel” foi proposta pelo deputado Nininho será composta por ele, além dos deputados Wagner Ramos (PR), Dilmar Dal Bosco (DEM) Baiano Filho (PMDB) e Guilherme Maluf (PSDB).
Nininho disse que vão ser cobrados esclarecimentos sobre a qualidade e, ao mesmo tempo, para que as empresas possam demonstrar se estão dispostas a fazerem investimentos para preparar o Estado para a cobertura da Copa do Mundo de 2014 em alta tecnologia de comunicação.
Os parlamentares querem esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços prestados que estaria precária. Segundo o autor do requerimento de aberta da CPI, deputado Nininho, os prefeitos e vereadores dos municípios do interior de Mato Grosso pediram a intervenção do parlamento para solucionar os problemas atuais e a demanda de instalação de novas torres de transmissão de sinal. Entre os municípios que protocolaram os pedidos de resolução para o problema estão Nobres, Itiquira e Alto Araguaia.
Nininho está preocupado em verificar se Mato Grosso estará realmente preparado do ponto de vista tecnológico para o mundial da Copa de 2014 e quais os serviços que estarão disponíveis na Copa das Confederações em junho de 2013. Ele lembrou que uma das exigências do comitê da Fifa e da Anatel é que a comunicação em tecnologia 4G utilizada por celulares e modens esteja disponível. “Vamos dar a oportunidade de as operadoras demonstrarem se estão investindo em tecnologias, bem como exporem as dificuldades encontradas e muitas vezes desconhecidas dos usuários”, disse. A informação é da assessoria da Assembleia.