Coordenador da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), se reunirá com o governador Silval Barbosa (PMDB) para pedir mudanças urgentes sobre a gestão de maquinários a cargo da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Representantes da maioria dos 15 consórcios intermunicipais levaram nova pauta ao conhecimento de Ezequiel, em que é posta em "xeque" a atuação da Setpu sobre o sistema.
Desde 2012, a gestão de maquinários de domínio do Executivo via secretaria, foi retomado pelo Estado. Ficava a cargo dos consórcios. Houve entendimento de que o governo poderia contribuir. Segundo Ezequiel Fonseca, não foi esse o desempenho verificado por ele em série de visitas ao interior de Mato Grosso.
"Fizemos uma vistoria in loco e o que presenciamos foi uma situação que não deveria ocorrer. Os municípios estão sendo prejudicados, porque através dos consórcios os trabalhos transcorriam de forma mais célere. Já reclamos sobre isso para a Setpu e diretamente para o governador. Agora, diante da continuidade dessa situação, vamos pedir outra audiência", informou.
Os consórcios congregam vários municípios sobre um mesmo foco. São formalizações de cooperação municipal visando a melhoria do andamento de vários eixos, como o ambiental, infraestrutura e pode atingir outras linhas, como a da saúde. Ezequiel Fonseca reiterou a urgência para resolução dos problemas, em crescimento no interior.
"Temos outras questões como as estradas. O governo tem feito ações emergenciais. Mas o que é preciso entender é que através dos consórcios todo o quadro de traba- lhos funciona de forma mais coesa", ponderou. Acrescentou ainda ao lembrar cenário negativo sobre 13 prefeituras em relação à saúde. O tema foi posto em encontro, ontem, realizado em Cáceres, que tratou da disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Alto Custo da Secretaria de Estado de Saúde.
O deputado fará parte do "estradeiro", denominado de Expedição Santo Antônio das Lendas, coordenado pela Aprosoja, amanhã (02), e nos dias 3 e 4 deste mês. Assessoria da Setpu disse que só poderia se pronunciar sobre o tema amanhã (02) em razão de necessário tempo para colher informações.