PUBLICIDADE

Nortão: vice diz que programa de habitação para servidores começa em maio

PUBLICIDADE

Aproximadamente 160 mil servidores públicos municipais e estaduais estão aptos em participar do programa MT Habita Mais: casa do servidor público, que está sendo apresentado nos municípios mato-grossenses pelo vice-governador Chico Daltro (PSD). As inscrições devem abrir entre os dias 20 a 30 de maio e serão feitas por um portal específico para o programa. “Teremos uma central de atendimento baseada em Cuiabá exclusiva para esse projeto e essa central procederá a pesquisa cadastral de todos os proponentes e, fechando aprovação, serão encaminhados [os pedidos] ao banco para finalizar seus financiamentos”, disse Daltro, neste sábado, em Sinop. Ontem, ele detalhou fez a apresentação em Alta Floresta.

O programa consiste em uma parceria com um banco para a compra da casa própria do servidor público. As principais características são os planos especiais de financiamentos, oferecidos especificamente para a categoria como juros menores e prazos maiores, além de parcelas que não precisam ser debitadas na folha de pagamento. “Na folha de pagamento vai contabilizar somente o salário do servidor. A prestação será em débito corrente que ele [servidor] poderá agregar na renda da família para obter um financiamento maior e consequentemente um imóvel melhor”, destacou.

Daltro aponta que ainda não é possível estimar o montante que será liberado para as construções das casas, no entanto, destaca que o convênio com o banco deverá ter duração de cinco anos. “Cada financiamento dependerá da renda apresentada pelo servidor público. Então conforme a renda de cada um, ele terá um valor de financiamento”, reforçou. Servidores que já possuem imóveis próprios, adquiridos por exemplo pelo programa “Minha Casa, Minha vida”, da Caixa Econômica, também poderão participar. “Por ser um programa específico para ele [ servidor público ] poderá adquirir um outro imóvel. Está dentro do convênio. É uma oportunidade que ele tem para aumentar o patrimônio da família e resolver o problema de moradia de pais, de filho, etc”, destacou.

Além do programa destinado aos servidores públicos, Daltro também falou sobre outros dois projetos de moradias, sendo um destinado a pequenos produtores rurais e o outro é o “Minha Casa, Minha Vida”, que trabalhará com a oferta 50,2 mil casas, nas faixas 1 e 2, para população de baixa renda. O número de habitações que será destinado a cada município mato-grossense deve ser definido em reuniões.

O encontro foi no auditório Tião da São Camilo (antiga sede da câmara) e reuniu servidores públicos estaduais e municipais de Sinop e região. Prefeitos, vereadores e demais lideranças de Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã também participaram, além dos deputados estaduais José Riva, Eliene Lima, Dilmar Dal Bosco e Baiano Filho.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE