O prefeito Juarez Costa (PMDB) estima que aproximadamente R$ 250 milhões devem ser investidos na construção de 4 mil apartamentos na região do grande São Cristóvão. O projeto já foi aprovado por uma instituição financeira federal, no entanto, ainda falta aval da União. A última apresentação ao ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, está prevista para terça-feira (30) e Juarez acredita que o convênio possa ser assinado em maio.
O gestor explicou, ao Só Notícias, que as potencialidades da cidade, além da previsão de aumento populacional serão destacadas no novo encontro com o ministro. “Já fizemos várias reuniões e agora vamos fazer a última apresentação, mostrando o crescimento da cidade, o porque necessitamos de mais 4 mil apartamentos, a chegada de novos moradores, em breve com a usina. Então, temos que nos preparar para um número de grande pessoas que vão chegar”, disse.
Juarez disse acreditar que se aprovado pelo governo federal, na primeira etapa da construção deve ser investido “algo em torno de R$ 100 milhões em investimentos, que são 1,7 mil apartamentos. E no sábado agora, teremos uma reunião com o vice-governador do Estado, Chico Daltro (PSD), já que o Estado conquistou mais 52 mil casas. Sinop como polo vai receber vários municípios da região. E essas casas, que vamos debater, são para servidores do Executivo, Legislativo, Judiciário, enfim, das instâncias estadual, federal, municipal”.
Conforme Só Notícias já informou, o projeto para os 4 mil apartamentos é inovador, já que em Sinop ainda não há conjunto habitacional popular verticalizado. Porém, o procedimento para a aquisição deve ser o mesmo das casas populares. As famílias poderão dividir em até 120 vezes com parcelas de 5% da renda bruta familiar. Os imóveis devem ser destinados às pessoas cadastradas pela prefeitura e integrantes de programas do governo.