O Democratas ainda discutirá qual o caminho vai seguir nas eleições do próximo ano, em Mato Grosso. Expoente máximo do partido no Estado, o nome do senador Jayme Campos é aventado como opção por correligionários para encabeçar projeto próprio visando o governo do Estado. “Ele pode muito bem ser candidato ao governo ou ser candidato à reeleição para vaga no Senado”, disse, em entrevista ao Só Notícias, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM).
O partido não tem data para se reunir e debater o assunto ainda. Mas as duas possibilidades estão colocadas na mesa para serem discutidas internamente. O senador já declarou que tem preferência por disputar mais uma vez a cadeia no Senado Federal. Desta forma, o partido iria caminhar para uma coligação, apoiando o projeto majoritário de outro partido. Não foi confirmado se já aconteceu algum tipo de contato.
Caso opte mesmo pela candidatura ao Senado, Jayme pode ter um adversário de peso. Informações de bastidores apontam que o governador Silval Barbosa (PMDB) pode vir a ser candidato a senador. Neste caso, o peemedebista teria que renunciar no último ano de seu mandato.
Já a situação do Democratas no Estado é um pouco mais complicada. Nas últimas eleições o partido vem amargando derrotas e a diminuição gradativa. A criação do PSD colaborou para que muitos prefeitos, vices e vereadores deixassem o partido e migrassem para a nova legenda. Além do DEM, vários outros partidos perderam filiados.