O processo de licitação para a construção da Escola Estadual "4 de Julho", no bairro Parque das Américas (antigo bairro Venturini), em Lucas do Rio Verde mês que vem. O deputado estadual Márcio Pandolfi (PDT) recebeu a garantia em reunião com o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT). O projeto está pronto desde de 2009. "Ao passo que comemoramos, também lamentamos a demora. Um município como Lucas do Rio Verde, que cresce a uma taxa de 12% ano, não pode ficar dois anos sem construção de escola", disse Márcio Pandolfi.
A escola faz parte do pacote de 30 unidades escolares que o Governo de Mato Grosso lançará no início de maio, com recursos do Governo Federal. A "4 de Julho" deve custar R$ 3,3 milhões e contar com 18 salas de aulas e quadra coberta. A previsão de entrega é julho de 2014.
As novas vagas preencherão uma lacuna aberta por conta da construção de 1.300 casas, em 2009, no antigo bairro Venturini. Atualmente, os alunos dessa região são transportados a outros bairros. "Gostaria que o Governo de Estado tivesse um projeto mais audacioso e ambicioso para levar estrutura educacional a todos os municípios", falou Pandolfi.
A demanda reprimida, avalia o deputado, se deve ao crescimento acelerado pelo qual passa Mato Grosso, principalmente as cidades ligadas à agricultura. "Vejo boa vontade e empenho por parte do secretário de Educação, mas desde que o atual Governo assumiu não houve investimentos significativos em Educação, agora surge uma luz com essa parceria com o Governo Federal".
Durante a reunião, a gerente de Projetos e Convênios de Lucas do Rio Verde, Solimara Lígia, protocolou o pedido oficial de devolução do terreno e prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos "José de Alencar", localizado no loteamento Cidade Velha.
"O Estado vai devolver o terreno onde está construído o atual prédio da José de Alencar e repassar cerca de R$ 600 mil – que seriam usados em reformas nesse prédio – à prefeitura. Assim, poderemos construir uma nova escola", disse Solimara.
O novo prédio da "José de Alencar" vai contar com 16 salas de aula, biblioteca, laboratórios e ficará localizado no loteamento Alphaville.
O secretário Saguas explicou que a parceria foi pactuada com o prefeito Otaviano Pivetta (PDT). "Para a Seduc é interessante, pois teremos um prédio novo com o dinheiro da reforma". O início da construção do novo Ceja fica condicionado à liberação da documentação de doação.
A construção da quadra coberta da Escola Estadual "Luiz Carlo Cecconello", também foi garantida e está prevista no lote a ser licitado em maio, com recursos do Governo Federal.