A Associação das Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso está lançando a campanha para os mato-grossenses destinarem 3% do imposto de renda (pessoa física) para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Os contribuintes têm até o dia 30 deste mês para contribuirem.
No site da Receita Federal há o ícone para o contribuinte destinar o imposto. Após preencher todos os campos, sairá duas guias da DARF, sendo uma com o imposto devido à União e a outra para o fundo municipal.
A presidente da associação, Ivone Latanzi Costa (secretária de Ação Social em Sinop) e o auditor da Receita Federal Yuti Shimada detalharam os procedimentos, em evento realizado em Sinop. "Hoje estamos dando o ponta pé inicial para que possamos angariar fundos e dar continuidade aos nossos programas. Com campanha esperamos aumentar ainda mais nossa ações", disse Ivone.
No primeiro trimestre de 2013, a associação cadastrou 21 municípios de Mato Grosso na Secretaria Nacional de Direitos Humanos, ação está fundamental para o repasse financeiro para cada instituição.
O Fundo Municipal para a Infância e Adolescência é regulamentado estatuto da Criança e Adolescentes regido pela Lei Federal número 8069/1990, sendo fiscalizado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria do Município e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.