PUBLICIDADE

Feliz Natal adere Programa Saúde na Escola

PUBLICIDADE

As secretarias de Saúde e Educação aderiram ao Programa Saúde na Escola, idealizado conjuntamente pelos Ministérios da Educação e Saúde. A secretária de Saúde, Luzia Helena Mastroiano Gonçalves, disse que obteve apoio do prefeito Tony Dubiella e se reuniu com entidades municipais, professores, gestores e equipe técnica das duas pastas para definir as propostas de trabalho a serem desenvolvidas pelo município dentro do programa. "Vamos preparar a nossa equipe de trabalho o grupo intersetorial, para colocarmos em prática diversas atividades. Feliz Natal ganhará mais qualidade de vida, com está nova adesão, estou muito otimista em estar a frente desta secretaria e poder oferecer bons programas que resultem em mais melhorias aos nossos munícipes" , declarou.

O programa deve iniciar na Escola Municipal Princesa Isabel, realizando um levantamento antropométrico que define medidas das várias características do corpo humano (medir; pesar), as enfermeiras do Programa Saúde da Família -(PSF I), irão realizar testes de acuidade visual (normalmente esta dificuldade é identificada pelos professores em sala de aula).

A ideia é promover a articulação de saberes de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade na construção e controle social das políticas, discutindo sobre a falta de acessibilidade, qualidade da atenção, os estigmas e preconceitos com o diferente, entre outras, disse Luzia.

Através do programa, os alunos terão avaliação auditiva, oftalmológica, avaliação de crescimento, desenvolvimento e saúde mental, acompanhamento da caderneta de vacinação para garantir as vacinas atualizadas, identificação de hábitos alimentares inadequados que levem ao desenvolvimento de distúrbios alimentares como obesidade, desnutrição, anemia, doenças bucais. A meta anual de mil alunos.

Também serão desenvolvidas ações de prevenção e promoção de vidas saudáveis, atividades físicas e educação para a saúde sexual e reprodutiva, além de atividades da promoção da cultura de paz e prevenção das violências e acidentes. Os atendimentos serão feitos nas duas unidades de Saúde (PSFs) envolvendo toda rede Municipal e Estadual. A meta é 2 mil alunos.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas se constituem como uma ação interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em parceria com Município.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE