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Maggi cobra do novo ministro melhor estrutura logística para MT

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O senador Blairo Maggi (PR) apresentou ao novo ministro dos Transportes, César Borges, a Comissão Pró-Logística mato-grossense, organização incumbida de acompanhar todos os processos e demandas de infraestrutura do Estado. Também foi entregue um relatório onde constam os principais gargalos que impedem o escoamento da produção de Mato Grosso, que nos últimos anos lidera o agronegócio brasileiro.

No documento, há o apontamento para o excesso de burocracia. Sobre isso, Borges explicou que o governo já se mobiliza para atenuar o que consideram empecilhos para projetos de grande vulto, como duplicação e construção de rodovias interestaduais e ferrovias. “Conversei com a presidente Dilma e para ela também é difícil, por exemplo, ter que, em um mandato de quatro anos, aguardar dois para que o Ibama libere um licenciamento ambiental”, explicou o ministro.

De acordo com Borges, até mesmo a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, está a par e disposta a colaborar com a redução da burocracia. “Às vezes, quando nos deparamos com a quantidade de dificuldade na execução de uma obra, temos a impressão de que falta vontade política para que as coisas aconteçam. Mas, infelizmente, dependemos não só do Ibama, mas do TCU, da Funai, e outros tanto colegiados”.

Na próxima semana, o ministro terá uma reunião com a presidente Dilma, e comprometeu-se em levar as principais demandas de Mato Grosso a chefe do Executivo. “É mais que urgente desafogar a logística na região. A produção mato-grossense há 30 anos utiliza as mesmas estradas para escoamento que, hoje, é de 40 milhões de toneladas. Precisamos de estradas para o ano que vem, não daqui a dez anos”, recorreu Maggi.

A Comissão Pró-Logística apresentou ao ministro as principais rodovias e obras que dependem de intervenção do governo federal para serem finalizadas. “Mato Grosso tem, hoje, condições de fazer com que o Brasil se torne uma potência mundial, graças ao agronegócio. Mas, para isso, é preciso colaborar com o escoamento da produção, tanto para o mercado interno como externo”, destacou o produtor Eraí Maggi.

O ministro lembrou que, ontem, esteve com o governador Silval Barbosa e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Fraxe, quando priorizaram alguns pontos para desafogar a logística de Mato Grosso. Entre eles, a duplicação da BR-163, que liga Diamantino à Rondonópolis; acordo de cooperação para conclusão da BR-174; conclusão da BR-242, responsável por ligar as rodovias BR-163 e BR-158, a fim de possibilitar o transporte no sentido Leste-Oeste do estado; e o projeto de implantação da rodovia federal BR-080.

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