PUBLICIDADE

Cuiabá: vereadores aprovam criação de 20 cargos na prefeitura

PUBLICIDADE

Os vereadores cuiabanos aprovaram, hoje, o projeto encaminhado pelo Executivo que prevê a criação de 20 novos cargos na Secretaria de Governo, sob o comando de Fábio Garcia. Uma equipe será montada para elaborar projetos para captar mais recursos federais. A principal função deles será elaborar projetos básicos e acompanhar o andamento dos convênios com o governo federal.

Na mensagem, o prefeito Mauro Mendes alega que os cargos serão criados para "melhor gestão das demandas relativas a convênios firmados com os demais entes públicos", além de "assessorar na criação e desenvolvimento de projetos voltados ao atendimento das metas estratégicas relacionadas ao desenvolvimento urbano, ambiental e social da capital".

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Faissal Calil (PSB), emitiu parecer pela inconstitucionalidade da proposta. O vice-presidente da CCJ, Domingos Sávio (PMDB), e o membro da comissão, vereador Haroldo Kuzai (PMDB), no entanto, entenderam que a mensagem possuía amparo legal e votaram de forma divergente ao presidente. Por maioria, o parecer foi considerado constitucional.

O vereador Leonardo de Oliveira (PTB), líder do prefeito na câmara, afirmou que a criação dos cargos irá beneficiar Cuiabá, já que para ter acesso aos recursos encaminhados pelo governo federal é necessário agilidade na elaboração de projetos. "É o caso, por exemplo, do PAC Centros Históricos. Para pleitear esta verba, Cuiabá precisou entregar um estudo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)".

Na ocasião, para garantir que a cidade participasse da disputa com outras 44 cidades, a prefeitura montou uma força-tarefa com profissionais das Secretarias de Cultura, de Turismo e de Cidades para elaborar o projeto.

Os vereadores também aprovaram a criação de 4 novos cargos na Câmara. Embora o projeto assegure a criação de cargos, o presidente da Casa, João Emanuel, garante que a mensagem trata apenas da alteração de nomenclatura de cargos já existentes. "Não haverá oneração na folha de pagamento porque não vamos contratar novos servidores e sim remanejar pessoas que já trabalham aqui".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE