PUBLICIDADE

Câmara Sinop faz parceria com Senado e implanta sistema gratuito interlegis

PUBLICIDADE

A Câmara de Vereadores de Sinop é a primeira no Estado a implantar efetivamente todo o sistema Interlegis, programa fornecido pelo Senado Federal. O objetivo é modernizar e melhorar o fluxo de informação e a comunicação interna dos poderes legislativos (municipal, estadual e federal), garantindo assim, mais eficiência e agilidade nos trabalhos. A parceria foi firmada em dezembro do ano passado e agora está sendo implantada.

Com o novo sistema a página da internet da Câmara deixará de usar o domínio camarasinop.mt.gov.br e passará para o domínio www.sinop.leg.br . O primeiro passo é a implantação da nova página na rede que está em fase de elaboração. Em seguida será feita a instalação dos Sistemas de Apoio ao Parlamentar (SAP) e de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), composto por vários subsistemas integrados que facilitam a pesquisa e a obtenção de informações relativas ao processo legislativo, a composição e trabalhos das comissões, mesa diretora, parlamentares, matérias legislativas e normas jurídicas. Todo o programa, desde o layout da página até o sistema interno, é fornecido pelo Senado.

Além de dar mais agilidade aos trabalhos da Câmara, o novo sistema proporcionará economia aos cofres da Casa. Além de diminuir o gasto com material de expediente, principalmente papéis, não será mais necessária a contratação de uma empresa que garanta a manutenção e funcionamento da página na rede.

"Com esse sistema interlegis vamos proporcionar uma economia de cerca de R$ 15 mil por ano, valor cobrado, em média, pelas empresas para elaborar o site e mantê-lo em funcionamento. É um dinheiro que deixa de ser gasto e que poderá ser investido em outras necessidades que a Câmara tem como reforma, consertos, enfim, é o cuidado com o dinheiro que é do povo", salienta o presidente da Dalton Martini. "Se nós temos todo esse sistema que foi desenvolvido para o melhoramento dos trabalhos das Câmaras, dos vereadores, e que não custa nada, por que não fazer essa parceria e cuidar melhor do dinheiro público", destaca.

Outros benefícios do novo sistema é a padronização de toda documentação e a digitalização do acervo que também fará parte do acervo do Senado Federal. Esse processo de digitalização da documentação ainda deverá levar tempo já que os trabalhos legislativos em Sinop tiveram início em 1983. Só leis são quase 1,8 mil (1790), além de projetos de lei, resoluções, indicações, entre outros documentos.

A implantação de todo o sistema ainda deverá levar tempo e a previsão é que tudo esteja concluído ainda neste primeiro semestre. A nova página da Câmara deve entrar no ar no mês de abril e os usuários poderão ter acesso a informações como leis, pautas, notícias, fotos, entre outros dados.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE