O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, esta tarde, os três nomes oriundos de Tribunal Regional Federal (TRF) para compor a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga aberta com a ida do ministro Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os indicados está o desembargador federal mato-grossense Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª Região
Além de Ítalo, foram indicados Néfi Cordeiro, do TRF da 4ª Região, e Regina Helena Costa, do TRF da 3ª Região. A lista será encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, que indicará o nome de um deles para ocupar o cargo de ministro do STJ. O indicado terá de ser aprovado pelo Senado. Ao todo, 15 desembargadores federais concorreram à vaga.
Ítalo Fioravanti Sabo Mendes é natural de Diamantino (região Médio Norte) e desembargador federal do TRF1 desde agosto de 1998. Graduou-se em direito pela Universidade de Brasília, em 1983. Foi procurador regional Eleitoral de Mato Grosso, entre 1987 e 1988. Procurador-chefe da Procuradoria da República de Mato Grosso, entre 1987 e 1988. Em seguida passou a atuar no Distrito Federal.