O prefeito José Antônio Dubiella (PSD) organizou audiência com os vereadores, secretários e uma comissão formada por 5 etnias indígenas Ikpeng, Trumai, Kamaiura, Waura e Kawaiwete (Kaiabi), que estão distribuídas entre 13 aldeias Ikpeng das aldeias Arayo, Tupara, Rawo e Moygu, Trumai da Aldeia Boa Esperança, Três Lagos e Steinen, Waura da aldeia Piyulewene, e Kawaiwete das Aldeias Eiruwi (Três Irmãos), Kanine, Barranco Alto, Ilha Grande e a Aldeia Guarujá compreendendo os municípios de Feliz Natal, São Felix da Araguaia, São José do Xingu, Querência, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã, Feliz Natal e Marcelândia.
Os indígenas reivindicam melhorias na estrutura das aldeias como criação de uma Secretaria de Assuntos Povos Indígenas/Departamento de Assuntos Povos Indígena, dotação orçamentária própria, casa de apoio em Feliz Natal, escolas municipais, ação social, maquinários para ampliação de pista de pouso Pavuru e Apiculturas e demais assuntos relevantes.
Dubiella confirmou que em Feliz Natal deve ser construída uma casa de apoio aos indígenas. "Sei que não conseguimos nada sozinho, vou precisar da força de lideranças políticas do governo Estadual e Federal, queremos realizar tudo dentro da Lei, respeitando sempre a cultura indígena”, lembrou. O gestor se comprometeu com os líderes indígenas em promover uma audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PSD), para que tenha conhecimento das reais necessidades reivindicadas para atual administração. Feliz Natal tem em sua composição territorial 44% do Parque Nacional do Xingu, onde possui grande riqueza cultural e da biodiversidade, reconhecidas nacional e internacionalmente.
Terra Indígena do Xingu é constituída por uma reserva Federal criada em 1961 – ligado a Presidência da Republica em 1967, quando passou a ser administrada pela recém-criada FUNAI – Fundação Nacional do Índio. Está situada ao Norte do Estado de Mato Grosso, compreendendo os Municípios de São Felix da Araguaia, São José do Xingu, Querência, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã, Feliz Natal e Marcelândia. Xingu possui uma extensão territorial com 2.797.491 hectares e uma população estimada de 5835 (mil) habitantes – (fonte DSEI-Xingu/SESAI/MS). Possui 71 aldeias formadas por 16 etnias, pertencentes as 5 grandes famílias linguísticas (Aruak, Karib, Jê, Isolado, e Tupi) distribuídas em 4 regiões, Alto, Médio, Baixo e Leste Xingu. A região possui quatro CTL – Coordenação Técnica Local da FUNAI que são CTLs Leonardo, Pavuru, Diauarum e CTL Wawi, e também conta com postos de fiscalização da FUNAI, CTLs Batovi, Kuluene, Kurisevo e Tywape. Coordenação Técnica Local Pavuru iniciou em 1980, homologado em 1986, com 5 etnias Ikpeng, Kaiabi Waura, Kamaiura e Trumai, que habitam esta região central da Parque Indígena do Xingu.
Dubiella também participou do encontro com o coronel Nerci Denardi, comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, promovito pelo 4º Pelotão Polícia Militar de Feliz Natal, para discutir a questão relacionada à segurança pública.
Os representantes das igrejas também participaram e discutiram o fortalecimento da família e o combate ao alcoolismo, drogas, e outros males que afetam a sociedade, em especial os jovens, como forma de se combater a violência. O representante dos comerciantes defendeu mudança na cultura de violência junto à criança, policiamento ostensivo, aumento do efetivo policial e sugeriu um trabalho permanente de combate a violência.
O prefeito falou da sua preocupação com a segurança dos munícipes e adiantou que a administração Municipal vai ser parceira nas ações educativas.