PUBLICIDADE

Blairo lidera para governador a 1 ano e meio da eleição;Taques é 2º

PUBLICIDADE

Os dois possíveis candidatos ao governo do Estado, os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), despontam na preferência popular em pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo Diário de Cuiabá e revista RDM. Foram avaliados quatro cenários na modalidade estimulada. No primeiro, Maggi aparece na liderança com 55% das intenções de votos. Ele é seguido por Taques com 22%.

Em terceiro aparece o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), com 8%. E, por último, o juiz federal Julier Sebastião da Silva com 1%. Os que disseram que vão votar em branco ou anular o voto somam 6% do total e os que não sabem ou não responderam são 9%.

Já no segundo cenário, o nome de Blairo Maggi não aparece. Com isso, Taques lidera a preferência do eleitorado com 45%. Riva aparece em segundo lugar 19%. Julier com 3%. Neste cenário, o número de quem vota em branco ou nulo sobe para 13% e os indecisos para 20%.

Em um terceiro cenário, avaliado pelo instituto, agora com a ausência do deputado José Riva, Maggi aparece com 58% e Pedro Taques tem 25%. Julier tem a preferência de 1%. Em um último cenário, sem a presença de Julier Sebastião da Silva, Maggi soma 55%, Pedro Taques, 23% e Riva, 8%.

Já na espontânea, Maggi lidera com 21% das intenções de voto. Taques aparece com 6%. O atual governador Silval Barbosa (PMDB) surge em terceiro lugar com 3% (no entanto, ele não pode se candidatar, pois já foi reeleito). José Riva tem 2%; Jayme Campos (DEM), 1%; Mauro Mendes (PSB), 1%; Julier Sebastião da Silva, 1%; e Nilson Leitão (PSDB), 1%.

O candidato com a maior rejeição do eleitorado é Riva com 29%. Ele é seguido por Julier com 23%. A rejeição de Maggi e Taques é de 6% e 4%, respectivamente. Para 10% dos eleitores, eles poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 4% não votaria em nenhum deles.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O instituto ouviu mil pessoas de 44 municípios de todo o Estado entre os dias 28 de fevereiro a 4 deste mês. Foi utilizada a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

Ainda faltam 18 meses para a eleição do próximo ano.

Fotos: Agência Senado/arquivo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE