A Arena Pantanal, em Cuiabá, corre o risco de não ficar pronta a tempo para a Copa do Mundo de 2014. É o que aponta reportagem do UOL, hoje. De acordo com a publicação, na semana passada, duas construtoras contratadas pelo consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior teriam abandonado a obra. O problema é consequência do pedido de falência da construtora Santa Bárbara Engenharia, líder do consócio vencedor ao lado da construtora Mendes Júnior.
Não é de hoje que a construtora Santa Bárbara enfrenta problemas financeiros. A reportagem aponta que uma das empresas subcontratadas e responsável pela montagem das estruturas metálicas do estádio, deixou a obra após ter ficado oito meses sem receber por seus trabalhos. “A saída da construtora líder do consórcio ainda não foi anunciada. Tanto as empreiteiras envolvidas quanto o governo do Estado de Mato Grosso (que banca a obra) não negam nem confirmam o abandono, dizem apenas que a saída da Santa Bárbara não muda a situação do contrato entre o poder público e o consórcio”, aponta a reportagem.
O estádio está orçado em R$ 519 milhões e a conclusão dos trabalhos estava previsto para outubro deste ano. Os trabalhos iniciaram em maio de 2010. Segundo o site, até o final de fevereiro deste ano, a obra atingiu 62% de conclusão. “Ou seja, o avanço em 34 meses se deu ao ritmo de 1,82% ao mês, em média. Assim, para a empreitada ser levada a cabo dentro do prazo, o ritmo dos trabalhos terá que ser triplicado, e a construção deverá andar a 5,48% ao mês em média”.
O UOL aponta que o custo inicial da obra era de R$ 342 milhões. No entanto, o governo do Estado assinou aditivo aumentando o valor do investimento e estendendo o prazo final da obra. A previsão inicial para entrega do empreendimento era dezembro de 2012.
“Hoje, de acordo com o consórcio, cerca de 800 operários se revezam em dois turnos no canteiro de construção do estádio. Apesar disso, o UOL Esporte presenciou o momento do encerramento de um turno de trabalho no final da tarde do último sábado (9) e não havia mais que 50 operários deixando a construção. Além disso, operários disseram à reportagem que os funcionários da Santa Bárbara não trabalham mais no local”, aponta a reportagem.
Outro lado
O governo do Estado nega atrasos e diz que está dentro do cronograma. Já os responsáveis pela construção da Arena Pantanal não se pronunciaram sobre a reportagem.
Leia ainda
Cuiabá: construtora de estádio da copa beira a falência e atrasa obras