Gaúcha do Norte e Nova Canaã do Norte foram os municípios mato-grossenses sorteados para terem recursos federais fiscalizados por auditores da Controladoria Geral da União (CGU), no Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Com menos de 50 mil habitantes, o foco dos trabalhos previsto é aplicação das verbas federais nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. As cidades foram conhecidas ontem.
Outras 58 cidades brasileiras também foram sorteadas no programa, criado com objetivo de inibir os desvios de verbas públicas. Nas com população entre 50 mil a 500 mil pessoas, o foco dos trabalhos são as áreas de Educação e Desenvolvimento Social. Um dos objetivos da Controladoria Geral também é constatar possíveis falhas nas administrações municipais, a exemplo de divergências nas prestações de contas.
Ano passado, Diamantino, no Médio do Norte, e Comodoro (Oeste) foram os municípios mato-grossenses escolhidos em sorteio realizado pela Controladoria Geral para passar por fiscalização.