PUBLICIDADE

Deputados cobram ajuda para APAEs em Mato Grosso; falta até comida

PUBLICIDADE

Os deputados Zeca Viana (PDT) e Ezequiel Fonseca (PP) pediram, ontem à tarde, à secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, ajuda para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mato Grosso (Apaes), cuja situação das Apaes tem piorado a cada ano e alguns municípios precisam até do essencial para manterem funcionando as escolas onde professores, fisioterapeutas e demais profissionais auxiliam crianças e adultos com necessidades especiais. “Faltam alimentos. Esse relato veio não apenas de uma, mas de várias instituições que trabalham com as pessoas portadoras de deficiência física e mental. Essa situação é inadmissível. O estado, as prefeituras – até mesmo a União- e a sociedade devem assumir de uma vez por todas essa responsabilidade”, cobrou Zeca Viana.

Os parlamentares foram acompanhados de dirigentes das enitdades em Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste. Em Diamantino, relatou a presidente Raim Dias, a Apae está funcionando apenas meio período porque não tem condições de oferecer todas as refeições do dia aos alunos.

“Mas é preciso ofertar o período integral, pois as famílias que recorrem às Apaes são carentes e não têm onde deixar seus filhos. Na falta de atendimento, cria-se um problema para a sociedade”, disse. A Apae de Diamantino atende 87 alunos e entre outros entraves enfrenta dificuldades para fazer o convênio com a Secretaria de Estado de Educação.

“Já na Apae de Barra do Garças as crianças tem como alimento principal chá e bolacha de água é sal”, acrescentou Zeca Viana.

A secretária Roseli Barbosa garantiu que vai se empenhar para conseguir mais recursos às instituições. “Mas as medidas emergenciais, como alimentação, já vamos atender de imediato”, disse Roseli. “Vou levar também o apelo das Apaes de Mato Grosso para Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Sou membro dessa comissão e juntos poderemos achar uma solução para as Apaes. Pois essa triste realidade não fica reservada apenas a Mato Grosso”, declarou.

Roseli contou que foi fundadora da Apae de Matupá. “Se as Apaes fechassem teríamos um problema social muito grande. Vejo esse trabalho com muito carinho”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE