O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) chamou o deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) de “canalha”, agora há pouco, durante sessão da Câmara dos Deputados por conta de uma faixa colocada pelo DEM, na exposição fotográfica dos 30 anos do PT, que está no corredor de acesso ao plenário. A faixa apontava que, em 2005, ocorreu o “mensalão” escândalo envolvendo líderes petistas, o governo e alguns parlamentares.
Enquanto Onix discursava, Devanir foi ao microfrone e lhe ofendeu. A acusação pode render ao deputado petista processo por quebra de decoro que levaria a cassação de mandato. Onix ainda advertiu Adevanir para retirar a ofensa, mas o petista não recuou.
O “clima esquentou” no plenário com deputados condenados a ofensa proferida e deputados do PT criticando a postua do DEM de ter “desrespeitada” a exposição da história do Partido dos Trabalhadores que cita os anos históricos para o sigla como as duas eleições presidenciais de Lula.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) saiu em defesa de Onix e condenou o ataque feito por Adevanir. Ele disse que simplesmente foi colocada na exposição “a parte da história do PT” que deixou de ser cotada, referindo-se ao mensalão.
A corregedoria deverá se manifestar se vai instaurar procedimento sobre a conduta de Adevanir.
(Atualizada às 16:04h)