PUBLICIDADE

Blairo Maggi consulta TSE sobre troca de partido

PUBLICIDADE

O senador Blairo Maggi, em conjunto com seus suplentes, Cidinho Santos e Manoel Antônio Rodrigues Palma, apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre uma eventual troca de partido. Este fato aponta que o político mato-grossense estaria descontente com a cúpula da agremiação política.

Segundo o TSE, a íntegra da consulta formulada questiona o seguinte, “senador da República que, acompanhado de seus dois suplentes, altere sua filiação partidária estaria sujeito à perda de mandato, nos termos do art. 13 da Resolução TSE nº 22.610, de 2007?”

A resolução citada por Maggi é assinada pelo ministro Cezar Peluso, que garante que os mandatos eletivos pertencem aos partidos. O medo do senador é o de que uma migração poderia acarretar na perda do mandato.

O ex-governador já foi sondado por diversos partidos políticos. Já teria sido convidado pelo PMDB e também pelo PSB. O desgaste da relação entre Maggi e o PR teve seu capítulo mais recente nos últimos dias. Cotado para assumir o Ministério dos Transportes na gestão Dilma Rousseff (PT), ele teria sido vetado pela direção do partido.

A relatora da consulta é a ministra Luciana Lóssio. De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE