PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão criam associação para tratar de assuntos de usinas

PUBLICIDADE

Os prefeitos de Sinop, Colíder, Cláudia, Itaúba, Nova Canãa, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás e Carlinda decidiram formar uma associação, no próximo dia 25, para atuarem conjuntamente em busca de melhores resultados econômicos para seus municípios e, também, soluções nos setores de habitação, saúde e infra-estrutura com a construção da usina hidrelétrica em Sinop, que vai gerar centenas de empregos e, consequentemente, trazer impactos sociais, econômicos e ambientais.

A previsão é de serem construídas 5 usinas no Nortão, no Teles Pires, formando um único sistema. A Usina Hidrelétrica Teles Pires será a maior do complexo, com capacidade instalada 1.820 megawatts (MW) de potência. O empreendimento será construído entre as cidades de Paranaíta, em Mato Grosso e Jacareanga, no Pará, área denominada Cachoeira Sete Quedas. No município de Sinop também será construída hidrelétrica.

“Nós temos que saber exatamente quais são os impactos dessas construções no âmbito dos municípios”, disse o prefeito de Sinop, Juarez Costa. O prefeito de Colíder, Nilson Santos, lembrou que, se os municípios brigarem sozinhos, não chegarão a lugar nenhum. “Precisamos nos unir”, disse, através da assessoria.

A reunião para fundar a associação será em Sinop. Falta definir o local. O deputado Valtenir Pereira buscará apoio do Ministério do Planejamento na criação da associação.

Conforme Só Notícias já informou, a Usina Hidrelétrica de Sinop, planejada para ser construída no rio Teles Pires, a 70 km da cidade de Sinop, com impactos ambientais e socioeconômicos nos municípios de Cláudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba, com a formação de um lago que implicará na supressão de aproximadamente 174 km² de florestas. Terá potência estimada em 400 MW.  A área utilizada pra construção da usina de Sinop, tanto para obra em si com a barragem, será de 33,7 mil hectares, sendo que 30,3 mil hectares inundados (incluído áreas produtivas).

Em instantes, mais detalhes

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE