O senador Blairo Maggi (PR) fez parte da comitiva presidencial que esteve hoje, em Cascavel (PR), onde Dilma Rousseff entregou maquinários para prefeituras e participou de uma exposição agrícola. A presidente elogiou o senador mato-grossense, em seu discurso. “Queria dirigir um cumprimento especial também a um senador que nos acompanha, que é o senador Blairo Maggi, que foi governador do Mato Grosso e que tem sido um exemplo para todos os produtores do Brasil, pelo fato de honrar o nosso país na medida em que produz uma das questões. Aliás, produz não só soja, mas produz uma das questões estratégicas para o país, que é o fato deste país nosso ser uma referência na área de alimentos, na área de proteínas. Isso nos dá, necessariamente, junto com a questão da energia, do petróleo, do gás, nos dá uma grande vantagem estratégica”, declarou.
O discurso seria um sinal de aproximação maior com o PR e com Blairo que, há alguns meses, estava distante do governo federal. O senador mato-grossense chegou ameaçar ser oposição quando seu então aliado, Luiz Pagot, que era diretor geral do DNIT, foi pressionado a pedir demissão durante a onda de denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. Nos bastidores, circula que a presidente deve fazer algumas mudanças no governo e que Blairo poderia assumir o Ministério da Agricultura, hoje comandando por Mendes Ribeiro (PMDB).
Anteriormente, Blairo havia descartado ser integrante do governo devido a questões de seu grupo empresarial que tem financiamentos públicos, além de encaminhamentos políticos de seu partido. Recentemente, Blairo esteve na linha de frente das articulações que resultaram na nomeação do produtor Neri Geller, de Lucas do Rio Verde, que, mês passado, foi nomeado secretário nacional de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura.