O escritor e professor da UNB (Universidade de Brasília), Paulo Krame, lançou, nesta sexta-feira, em Brasília, o livro ‘Dante de Oliveira”, sobre a história de vida do político mato-grossense que foi o responsável pelas ‘Diretas Já”. O ministro do STF Gilmar Mendes, que é de Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB e que foi um dos principais amigos e aigos de Dante, participaram da solenidade além de Thelma de Oliveira e demais parlamentares.
Representando Mato Grosso como deputado federal na legislatura de 1983 a 1986, a presença de Dante de Oliveira na Câmara foi marcante e o eternizou como político atuante nas causas populares. Assumindo grandes debates, Dante de Oliveira foi o autor da Proposta de Emenda à Constituição sobre a retomada das eleições diretas para presidente e vice-presidente da República.
No livro é possível encontrar registros históricos de discursos proferidos por Dante de Oliveira contra a ditadura e o governo da época, além de pronunciamentos em defesa da democracia, fotos e relatos de pessoas que viveram histórias ao lado desse contundente político. Dante, além de deputado, foi ministro no Governo Sarney, prefeito da capital e governador de Mato Grosso.
Leitão considera que Dante é um exemplo de político honrado, influente e atuante. “Eu sou um admirador desse incrível homem que teve a oportunidade de lutar pelo desenvolvimento de um estado brasileiro e a iniciativa de defender os direito do povo brasileiro a democracia” declarou em seu discurso. “É a oportunidade para que os jovens possam conhecer um pouco mais sobre esse político sensacional que mudou a história do nosso país. Não puderam viver esse marco, mas podem ler e aprender”, acrescentou, sobre a obra de Paulo Krame. “O Dante ainda continua sendo meu guia político, em quem eu me inspiro para fazer o melhor trabalho possível!”, relata Nilson Leitão.
Dante de Oliveira faleceu em 2006, de pneumonia com quadro agravado pelo diabetes.
Gilmar Mendes, Thelma Oliveira, Nilson Leitão e Paulo Frae (foto: assessoria)
Dante de Oliveira (foto: Só Notícias/arquivo)