O município de Cláudia (80 quilômetros de Sinop) pode ter um aterro sanitário. O prefeito João Batista (PSD) disse, ao Só Notícias, ter discutido o assunto com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante o encontro nacional de novos prefeitos, que termina hoje, em Brasília. Apesar da conversa, nenhuma garantia foi dada. No ano passado, a administração municipal já chegou a ser multada em aproximadamente R$ 30 mil.
O prefeito afirmou que a ministra detalhou o procedimento que a administração deve fazer, com a apresentação do projeto para pleitear o recurso, junto ao governo federal, via Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Além da destinação correta do lixo, uma das intenções com aterro seria geração de renda. “Nós já temos uma cooperativa, uma associação de recicladores, de família de baixa renda, umas 50”, disse o gestor.
Batista disse ainda ter discutido com a ministra os problemas de desmatamento no município e na região. Apontou acreditar que houve um decréscimo com atuação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, da delegacia especializa e também do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
O prefeito destacou também a reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, onde destacou a intenção em firmar parcerias com a União e governo do Estado.