PUBLICIDADE

TRE avalia revisão biométrica e mais uma cidade de MT

PUBLICIDADE

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, se reúne amanhã (28) com o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), para discutir a implantação do sistema de revisão biométrica no município. Rondonópolis, 2ª maior cidade de Mato Grosso em evolução econômica, faz parte da lista de 13 municípios que passarão pela biometria em 2013. As ações atendem plano traçado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de até 2020, realizar eleições dentro do novo modelo de votação.

O encontro será realizado, em Rondonópolis, às 15h, no gabinete de Percival Muniz. Está prevista a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Ibrahim Zaher. Membros do TRE como o diretor geral, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo e o secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes, fazem parte das discussões.

Nesse processo, Cuiabá e Várzea Grande só devem receber os trabalhos de revisão biométrica a partir de 2015. Ailton Lopes lembra que em razão das obras de 2014, a mobilidade urbana dos 2 municípios está prejudicada, o que poderia gerar obstáculos para a implementação do novo sistema, na atualidade.

A revisão biométrica abrangerá neste ano ainda os municípios de Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Poconé, Rosário Oeste, Nobres, Campos de Júlio, Planalto da Serra, Indiavaí, Cocalinho, Araguaiana, Luciara e Serra Nova Dourada. Eles foram escolhidos com base na proximidade entre o número de eleitores e o número total de habitantes de cada cidade. O patamar considerado aceitável pela Justiça Eleitoral gira em torno de 60% de eleitores, em relação ao contingente populacional.

Censo IBGE 2010 revela que o número de eleitores nesses 13 municípios supera o patamar de 70% da população. Em Serra Nova Dourada, por exemplo, existem 1.365 habitantes para 1.467 eleitores, ou seja, há mais eleitores cadastrados do que habitantes.

As ações a cargo do TRE e do TSE visam mapear o número real de eleitores, e verificar eventuais irregularidades. As equipes da Justiça Eleitoral foram capacitadas para a realização das ações que contarão com apoio das prefeituras do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE