O secretário de Estado de Fazenda, Francisco Faiad (PMDB), afirmou que será criada uma força tarefa com a finalidade de resgatar a credibilidade do MT Saúde. A intenção é garantir o atendimento dos servidores públicos e familiares. Ele descartou qualquer hipótese de extinção da autarquia.
"Essa meta é prioritária dentro do programa de valorização do funcionalismo público do Estado. O MT Saúde será um plano respeitado e de grande confiabilidade tanto da parte do servidor como também da rede que o atende. Ao governo não interessa a extinção do MT Saúde. Pelo contrário, o governador Silval Barbosa tem como certo a importância de fortalecer e ampliar o plano. Esse é o nosso grande desafio", afirmou, por meio da assessoria.
Dentro do projeto de resgate do MT Saúde, um dos principais itens definidos pela força tarefa é assegurar o pagamento à rede de atendimento em dia. Faiad disse que atualmente o programa está em pleno funcionamento, com todas as dívidas repactuadas. A maioria dos hospitais credenciados já restabeleceu o atendimento.
Com a rede de atendimento reestabelecida, Faiad disse que o governo parte agora para a estruturação do plano. Uma das primeiras medidas será a de contratar uma empresa que vai dar o diagnóstico profundo e necessário sobre o equilíbrio entre receita e despesas. Contratos também serão auditados. Da mesma forma, segundo o secretário, haverá pericia médica nos atendimentos.
Atualmente, MT Saúde contempla 45 mil pessoas. Desde a crise, houve uma perda de aproximadamente 15 mil conveniados.