O procurador Paulo Prado foi escolhido, hoje, pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para comandar o Ministério Público Estadual (MPE) durante o biênio 2013/14. A definição do nome será publicada no Diário Oficial do Estado, que circulará nesta 3ª feira. Prado foi o mais votado na eleição que definiu a lista tríplice encaminhada ao governador. Ele obteve 102 votos. O segundo colocado foi o promotor José Antônio Borges Pereira com 88 votos, e o terceiro, o promotor Roberto Aparecido Turim, com 85 votos.
A lista tríplice foi constituída mediante votação obrigatória de todos membros ativos da instituição, que puderam votar em até três nomes. A comissão eleitoral responsável pelo andamento da eleição foi indicada pelo Colégio de Procuradores e é presidida por um procurador de Justiça e composta por dois promotores de entrância final. Para concorrer ao cargo de PGJ é necessário que o membro do Ministério Público tenha mais de 10 anos de carreira e 35 de idade.
Além de procurador, Paulo Prado é coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), que tem um dos melhores desempenhos, já foi chefe do Ministério Público de Mato Grosso por dois biênios consecutivos.
(Atualizada às 20:53h)