Mesmo ausente de Mato Grosso para alguns dias de descanso, o governador Silval Barbosa (PMDB) deixou definida duas novas trocas em seu secretariado. Arnaldo Alves Souza que ocupava a Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU) será remanejado para a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação, atualmente ocupada por José Botelho do Prado. Já o secretário-geral do PMDB, Rafael Bastos, passa a ocupar a Secretaria de Ciência e Tecnologia, atualmente ocupada Áurea Regina Alves Ignácio, professora doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso.
As duas trocas são para acomodações políticas, já que a Secretaria de Transportes foi para a quota do PR e terá como titular, Sinésio de Oliveira, indicação muito mais pessoal do deputado Wellington Fagundes, presidente do PR do que propriamente dos membros do partido. Já Arnaldo Alves Souza está no governo do Estado desde os dois mandatos de Blairo Maggi (PR), hoje senador da República e permaneceu durante o atual mandato.
Já na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia vai um dos “pupilos” do presidente do PMDB, Carlos Bezerra, Rafael Bastos, secretário geral do partido que contempla as perdas que o partido teve com a reforma do secretariado promovido pelo governador Silval Barbosa para agradar os aliados, o PSD e o PR que mesmo participando da administração estadual demonstravam descontentamento com os rumos da atual administração.
Com as duas trocas, resta aa Silval apenas duas pendências a serem solucionadas, a questão da Secretaria de Saúde, atualmente ocupada por Vander Fernandes e a Secretaria de Educação, comandada por Ságuas Moraes (PT) que pode permanecer ou ser trocado por um outro nome do partido, que apesar dos protestos ficará com a maior pasta do governo do Estado – orçamento em 2013 da ordem de R$ 1,6 bilhão.
(Atualizada às 17:28h)