O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) implantou, este ano, diversos projetos de tecnologia e comunicação, os quais facilitaram os trabalhos na área processual para as partes, advogados e juízes membros. A Secretaria Judiciária (SJ), com o apoio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), implantou o Relatório Automático de Distribuição de Processos, o qual possibilitou a qualquer cidadão acessar o site do órgão e obter em tempo real, relatório detalhado e fundamentado de todos os processos distribuídos e/ou redistribuídos no âmbito do tribunal.
Também foi este ano, que os advogados que militam perante a Justiça Eleitoral puderam- se valer do Sistema de Petição Eletrônica para peticionarem ações relativas ao pleito eleitoral. Implantado em 2013, o sistema ganhou força este ano e por meio desta ferramenta, o TRE recebeu 173 petições.
“Com o uso deste sistema os advogados puderam peticionar de forma prática e segura, com dispensa da transmissão de fac-símile e da apresentação dos originais. Além disso, foi possível o acompanhamento remoto dos peticionamentos”, frisou o secretário judiciário do TRE, Breno Gasparoto.
Outra relevante inovação trazida em 2014 foi a implantação do Mural Eletrônico como meio oficial de publicação de atos judiciais do tribunal e zonas eleitorais, referentes as Eleições. Ao todo foram disponibilizadas no site do TRE, o inteiro teor de 429 decisões, no intervalo das 10 às 19h em tempo real.
“Tal ferramenta dispensou os advogados da extenuante rotina de se deslocar diariamente à sede do Tribunal para conferir as publicações. Além disso, o Mural Eletrônico possui um dispositivo que avisou as partes e demais interessados cadastrados da publicação das decisões, em tempo real”, ressaltou o coordenador de jurisprudência e documentação do tribunal, Nilson Gomes Bezerra.