PUBLICIDADE

Servidores do TCE organizam protesto na Assembleia por indicação de Janete

PUBLICIDADE

A indicação da Assembleia Legislativa pelo nome de Janete Riva (PSD) para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) provocou a revolta dos representantes dos servidores do órgão. Os dirigentes do sindicato e das associações ligadas aos servidores do tribunal realizaram uma assembleia, esta manhã, que decidiu pelo retorno do histórico movimento que organizou o 'abraço pela ficha limpa no TCE'. O primeiro ato do grupo foi contra a possível indicação de Gilmar Fabris (PSD) para o cargo de conselheiro.

Reunidos com mais de uma centena de servidores, os líderes do movimento – Domingos Lima, presidente da Associação dos Técnicos do Controle Público e Externo do TCE-MT (Asteconpe) e Vander Silveira, dirigente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE (Audipe) – aprovaram a organização de um grande manifesto com apoio de inúmeras entidades para pressionar os deputados a indicar um nome que preencha os requisitos do cargo de conselheiro, deixando de lado a indicação política. Ao final da reunião, os servidores aprovaram a realização do movimento pela transparência na escolha do novo conselheiro.

Assim, os servidores planejaram, no início desta tarde, um mega protesto, convocando a sociedade civil organizada, entidades de classe e órgãos de controle, além de movimentos 'Contra a Corrupção' e 'Muda Brasil'. O primeiro ato do movimento será a realização de dois dias de vigília, com início na manhã de segunda-feira (15). A vigília segue no dia seguinte, quando os participantes do manifesto devem se dirigir para a Assembleia Legislativa para acompanhar a sabatina de Janete Riva, indicada para o lugar do conselheiro Humberto Bosaipo que renunciou ao cargo esta semana.

Ao justificar o retorno do movimento, o presidente da Asteconpe, Domingos Lima argumentou que a presidência da Assembleia não deu importância para o documento protocolizado no órgão em novembro, ao final do 'abraço ao TCE', onde os representantes dos servidores solicitaram ‘transparência, reputação ilibada e comprovação de qualificação contábil ou administrativa’ para a indicação do novo conselheiro do TCE.

"Vamos à luta. Convidaremos a sociedade, os movimentos de classe, a OAB, o Ministério Público e a imprensa a somar com essa causa. Queremos que nós servidores e a sociedade sejam respeitados. Temos duas opções. Uma delas é ficar parados e aceitar tudo o que estão fazendo. Ou então, reagimos e vamos à luta", afirmou Domingos Lima, que contou com a solidariedade de um dos líderes do Movimento Muda Brasil, Décio Alves: "Estamos juntos nessa. A luta do movimento é para que o TCE receba pessoas com perfil para o cargo. Não aceitamos o que está acontecendo".

O presidente da Audipe, Vander Silveira, que também está à frente do movimento assinalou que "esse modelo de escolha agride a democracia. Portanto, não vamos descansar. O movimento está reafirmado e queremos contar com o apoio da sociedade".

Antes de deflagrar o retorno do movimento, os representantes dos servidores estiveram reunidos com o deputado José Riva em seu gabinete. "Fomos em busca de apoio do deputado para a realização de um processo transparente, onde a sociedade pudesse ter a oportunidade de participar", contou Domingos Lima. No encontro, Riva justificou que a escolha do conselheiro do TCE é uma prerrogativa da Assembleia e segue um rito do regimento. O deputado também citou que a apreciação do nome de sua esposa – Janete Riva – seria analisada pelos demais parlamentares.

"O Riva nos prometeu que faria um diálogo com a mesa diretora para discutir com os demais deputados a possibilidade de receber alguma indicação externa. Mas, não foi o que aconteceu. É lamentável", reclamou Vander Silveira. "Queremos mobilizar centenas e até milhares de pessoas nessa causa. Pedimos a todos que participem, de alguma forma, deste manifesto pela moralidade". 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE