PUBLICIDADE

Novos secretários do governo Taques anunciam prioridades

PUBLICIDADE

O governador eleito Pedro Taques (PDT) anunciou, hoje, mais 10 nomes que vão fazer parte do seu primeiro escalão. Durante a divulgação, parte dos novos secretários elencaram suas prioridades para a nova gestão. Segundo a promotora de Justiça, que a partir de janeiro comandará a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ana Luíza Ávila Peterlini a função será muito parecida com a que ocupava no Ministério Público Estadual (MPE). “Onde houver ilegalidade, nós teremos que combater, o MPE tem esse papel. E agora como secretária a função vai continuar a mesma, ser fiscal da lei”.

Ana ressalta que não acredita na resistência vinda do setor do agronegócio. “Umas das metas que eu pretendo impor na secretaria é justamente dar eficiência e agilidade nos processos de licenciamento, que a maioria das atividades econômicas do Estado, passam por processos de licenciamento dentro da secretaria”.

Já o engenheiro sanitarista Marco Bertúlio, que ficará á frente da Secretaria de Estado de Saúde (SES), afirmou que irá modificar positivamente o cenário da saúde de Mato Grosso e que algumas estratégias serão anunciadas na próxima semana. “Melhorias aparecerão e serão sentidas pela população do Estado, em curto prazo de tempo, seguramente não, porque precisam de medidas administrativas, logísticas, atividades e meios para garantir o serviço e isso vai levar um tempo”.

Bertúlio disse que, garantir a parceria com os prefeitos é a prioridade para que os municípios consigam atender a população.

O advogado Paulo Taques, que será responsável pela Casa Civil, afirmou que a primeira diretriz dada pelo governador eleito, foi a de contenção de gastos. “Umas das principais missões que ele me deu, umas delas, é exatamente fazer esse diálogo com os poderes legislativo, o judiciário, e com as demais instituições, para que todos possamos nos unir em torno de um trabalho de enxugamento da máquina, economia do dinheiro público”.

Cotado para diversas secretarias, Gustavo Oliveira será o responsável pelo Gabinete de Projetos Estratégicos, que atuará no apoio às secretarias. “A ideia é fazer uma articulação entre as secretarias, principalmente em temas transversais, como na construção do novo hospital”.

Já o promotor de Justiça Mauro Zaque comandará a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ex-integrante do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ele terá como foco a prevenção de crimes e contará com a ajuda do promotor de Justiça de Minas Gerais, Fábio Galindo Silvestre, sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), que ficará na secretaria executiva. “Doutor Fábio tem profundo conhecimento na área e eu fiquei muito lisonjeado e muito satisfeito e até reconfortado de poder trabalhar com uma pessoa com tamanha envergadura como o Galindo”.

Permínio Pinto (PSDB), por sua vez, comandará a Secretaria de Estado de Educação. É a primeira vez que um integrante de outro partido que não o PT assume a pasta em mais de 10 anos. “A ficha deles agora vai cair, isso não aconteceu ainda. Eles estão tomando algumas decisões importantes que no meu entendimento não deveria acontecer, eles precisam saber que o ciclo está fechado e é a hora de ir para a casa”, alfinetou.

A lista continua com o Procurador de carreira, Patryck Ayala, que será o Procurador-Geral do Estado. Na opinião de Taques, a função da PGE é a de defender o Estado e não o governo. “O governo é temporário, o Estado não”.

O urbanista Eduardo Chiletto também foi confirmado no próximo governo. A partir de 1º de janeiro ele estará no comando da Secretaria de Cidades. A Casa Militar, que deverá perder o status de secretaria, será ocupada pelo Coronel da PM Ribeiro Leite.

Uma surpresa entre os nomes é a escolha de Eduardo Moura (PSB) que será secretário de gabinete de Política Regional. O nome dele não estava entre os cotados para integrar o staff. Ao lado dele, chefiará o gabinete José Arlindo.

Os últimos secretários definidos por Taques deverão ser anunciados na próxima semana.

Aos nomes anunciados nesta quinta, somam-se os 5 secretários anteriormente confirmados, o jornalista Jean Campos na Comunicação, o agrônomo Seneri Paludo, que ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; o administrador Marcelo Duarte, com a Secretaria de Infraestrutura; o administrador e economista Júlio Modesto, que estará à frente da Secretaria de Administração e o advogado Marcos Aurélio Marrafon, com a Secretaria de Planejamento.

Paulo Taques, Permínio, Mauro Zaque, Bertulio, Chiletto, Gustavo Oliveira, Ana, Patryck e Antonio Leite)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE