Humberto Bosaipo não é mais conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele renunciou o cargo e ato foi publicado hoje, no Diário Oficial de Contas. Ele estava afastado das suas funções há cerca de dois anos após o Ministério Público Estadual ter apresentado denúncias de improbidade administrativa por conta de irregularidades financeiras no período que presidiu a Assembleia Legislativa, na década de 90. Bosaipo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e não conseguiu derrubar a decisão da justiça estadual.
Com a renúncia dele, o cargo está vago a partir de hoje e o presidente do TCE encaminhará ofícios ao governador Silval Barbosa (PMDB), e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), comunicação oficial. A Assembleia vai indicar o futuro conselheiro.
Com a morte de Walter Rabello (PSD), hoje, Gilmar Fabris assumirá como deputado e, com isso, recua da articulação para ser indicado conselheiro. O deputado Zé Domingos (PSD) seria um dos cotados para assumir na corte. A indicação deve ocorrer ainda este mês.