O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), apresentou requerimentos para serem feitas audiências públicas com produtores, pecuaristas, industriais madeireiros, contabilistas, engenheiros para debater projetos do governo sobre cobrança das taxas da Sema e criação da nova política florestal. Se aprovadoas, a primeira audiência será dia 27 e a outra no dia seguinte, na capital.
A preocupação dos diferentes setores produivos com os efeitos causados pelas alterações nas leis florestais em Mato Grosso e também com os impactos financeiros decorrentes das novas taxas para serviços ambientais. “Desde que as mensagens chegaram à Assembleia Legislativa tenho recebido representantes de associações como a dos Criadores de Suínos, Produtores de Leite, Agricultura, Pecuária e a base florestal que questionam vários pontos das leis, argumentando que as mesmas podem invialibizar suas atividades produtivas”, afirmou.
“Essas leis sejam aprovadas mediante consulta pública, envolvendo todos os segmentos. Basta de onerá-los com taxas e mais taxas e ainda sem o devido atendimento”, criticou.
Não foram informados valores das taxas que o governo prevê cobrar.