O segundo turno das eleições presidenciais ocorreu tranquilamente nos 141 municípios mato-grossenses. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargador Juvenal Pereira, e a corregedora, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, comemoraram a tranquilidade durante o pleito e afirmaram que a Justiça Eleitoral está satisfeita com o trabalho realizado.
No segundo turno, 74,57% dos eleitores mato-grossenses compareceram às urnas, enquanto 25,43% não votaram. Ou seja, cerca de 550 mil faltosos. “As eleições transcorreram de forma natural, como havíamos previsto dentro da organização. O saldo foi positivo, porque o pleito foi concluído sem incidentes. E em relação às urnas, houve poucos problemas e não foi necessária a substituição por urnas de lona”, disse o presidente.
A corregedora também comemorou o sucesso do segundo turno. “Tivemos poucos incidentes e foram poucas urnas que apresentaram problemas. A eleição foi tranquila, na mais absoluta ordem. O Tribunal Regional Eleitoral está satisfeito com a organização e pacificação no segundo turno”.
Balanço do TRE-MT apontou que 63 urnas eletrônicas foram substituídas. A assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) informou registro de 10 ocorrências caracterizadas como crime eleitoral durante o segundo turno das eleições em todo Mato Grosso. De acordo com o promotor que trabalhou no cadeião de Cuiabá durante o segundo turno, Wagner Fachone, não houve nenhuma ocorrência significativa. “O segundo turno transcorreu com toda a tranquilidade aqui em Cuiabá”, garantiu.
Em Mato Grosso, são 141 municípios, 60 zonas eleitorais, 1.481 locais de votação e 6751 seções eleitorais. Estão aptos a votar em todo Estado 2.189.703 eleitores. Deste total, 8.846 se declararam indígenas. Ao todo foram 32 locais de votação em território indígenas distribuídos em 40 sessões.